Quais são os tipos de exame de sangue que existem? LabVida

Tipos sanguíneos: A, B, AB, O (e grupos compatíveis) - Tua Saúde


O médico acrescenta que o exame de sangue deve ter sempre função complementar, isto é, precisa ser consequente a uma hipótese diagnóstica. "Sem ela, ele pouco ajuda. A partir dele, saberemos se é necessário ou não ampliar o rastreio de doenças, o que, muitas vezes, tem sido feito sem necessidade, encarecendo o sistema público e suplementar", conclui. Em alguns casos é exigida a coleta de mais de uma amostra das fezes, às vezes, em dias seguidos ou alternados, entre uma e outra. Isso também será informado pelo profissional do laboratório ou solicitante do exame. Outra maneira para coletar as fezes, é comprar uma espécie de sacola plástica esterilizada que reveste o vaso sanitário e evacuar utilizando o vaso normalmente. A sacola impede a contaminação com a água presente no vaso e é de fácil utilização para as pessoas com problemas de mobilidade que não conseguem ficar agachadas. A resposta para a pergunta sobre quais são os tipos de exame de sangue que existem deve incluir o teste do pezinho. Este é um exame de sangue obrigatório para todos os recém-nascidos. Ele deve ser realizado após as primeiras 72 horas de vida. Com uma pequena picada no calcanhar, é possível encontrar várias doenças e tratá-las a tempo, antes que elas afetem o desenvolvimento do bebê.



Além disso, a qualidade técnica dos exames evoluiu e se tornou menos dependente das variações das amostras", afirma E agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o exame de fezes, não espere mais para entrar em contato com o . Todas as nossas unidades estão preparadas e equipadas para atendê-lo agora mesmo. Antes de fazer os exames de sangue indicados pelo médico, é importante ter atenção ao tipo de exame que será realizado, uma vez que podem necessitar de jejum para que a coleta seja feita e seja possível obter os resultados corretos. Confira o tempo de jejum para exame de sangue. O exame de sangue serve como teste complementar para o diagnóstico de determinadas doenças. O exame também pode ser utilizado para a realização de check-ups de rotina que garantem a manutenção da saúde e ajudam a controlar as taxas de certas substâncias no organismo, além de colaborar para a detecção de doenças precocemente. A dosagem de TSH, T3 e T4 totais são solicitados com o objetivo de avaliar o funcionamento da tireoide. O valor de referência do exame TSH é entre 0,3 e 4µUI/mL, podendo variar entre laboratórios. Conheça mais sobre os exames que avaliam a tireoide.


Muitas doenças não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, por isso, é fundamental colher amostras de sangue em intervalos determinados de modo a avaliar como está sua saúde. Nesse sentido, fazer o check-up médico com periodicidade é uma boa opção se você e sua família quiserem ficar mais tranquilos. O TSH (Thyroid Stimulating Hormone) e o T4 (hormônio tiroxina), também usualmente medidos ao mesmo tempo, são análises solicitadas para avaliar o funcionamento da tireoide, um pequeno órgão que se encontra na região anterior do pescoço e controla o metabolismo. É através desses dois exames que o hipertireoidismo e o hipotireodismo são diagnosticados e controlados. Os valores normais de TSH variam de 0,4 a 4,5 mU/L (miliunidades por litro) e do T4 livre de 0,7 a 1,8 ng/dl (nanogramas por decilitro). A restrição alimentar da primeira etapa consiste na não ingestão de carne vermelha ou branca, rabanete, nabo, couve-flor, beterraba, soja, feijão, lentilha, grão de bico, milho, azeitonas, amendoim, nozes e castanhas.


Tipo de exames de sangue - O exame de PSA serve para indicar uma suspeita de câncer de próstata no homem. Ele é mensurado por intermédio de uma técnica laboratorial de alta sensibilidade, utilizada para detectar uma pequena quantidade de molécula que estaria presente no sangue. O método é conhecido como radioimunensaio.


O exame de velocidade de hemossedimentação, também chamado de VHS, é feito com o objetivo de avaliar se está acontecendo alguma inflamação ou infecção, sendo normalmente solicitado juntamente com o hemograma e a dosagem da proteína C reativa (PCR), e consiste na observação da quantidade de hemácias que sedimentam em 1 hora. Na maioria das vezes, o exame de fezes é solicitado para diagnosticar infecções como as parasitoses (verminoses), quando o paciente apresenta dores abdominais (dor na barriga) , diarreia, prisão de ventre ou sangue nas fezes. Hoje em dia, não é necessário fazer jejum na maioria dos exames, só basta fazer uma alimentação mais leve (evitar alimentos gordurosos, pesados e industrializados) no dia da coleta. Já em outros casos, o tempo de jejum pode variar entre 3 a 8 horas, mas é importante saber que nunca pode passar de 14 horas sem comer. Então, é sempre bom se informar antes! "Isso ocorreu porque, com o passar do tempo, descobriu-se que as dosagens do colesterol podem ser interpretadas e contribuir para o diagnóstico, independentemente do jejum prévio.


Principais tipos de exame de sangue

Quais são os tipos de exame de sangue mais comuns?

Na gravidez, quando a mãe é Rh negativo e o bebê é positivo existe probabilidade da gestante produzir anticorpos para eliminar o bebê podendo levar a um aborto. Por isso, as grávidas com este tipo de sangue devem consultar o ginecologista para verificar quando há a indicação de injeção de imunoglobulina anti-D, mas nunca há problemas graves numa primeira gravidez. Veja o que fazer quandoo tipo de sangue da grávida é Rh negativo. A glicemia de jejum é importante para o diagnóstico ou controle do tratamento do diabetes mellitus. Ela deve ser medida após um jejum mínimo de 8 horas. Valores menores que 100 mg/dl são normais. Valores entre 100 e 125 mg/dl são considerados indicadores de pré-diabetes. Valores acima de 126 mg/dl são compatíveis com diabetes. Há outras medidas, mais sofisticadas e mais precisas, que complementam a avaliação e o estudo do comportamento da glicose sanguínea, tais como curva glicêmica, glicemia pós-prandial e hemoglobina glicosilada. Preparo: ele é desnecessário, mas algumas medicações podem interferir em seus resultados. Informe ao médico e ao laboratório o uso de medicamentos como hormônios tireoidianos e amiodarona (antiarrítmico). A depender do fármaco usado, a coleta de sangue deve ocorrer antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a sua ingestão. Caso você faça suplementação de vitaminas como a biotina ou outros nutrientes, eles devem ser suspensos três dias antes da coleta. Importante salientar que este exame não faz diagnóstico de câncer, mas pode auxiliar o médico na investigação desta doença junto de outros exames. Nem sempre a presença de sangue nas fezes significa que há câncer.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem