A história de amor que resultou no bem-sucedido exame papanicolau

Papanicolau: o que é e quando dever ser feito?


AHologic() é uma empresa líder de mercado em mamografia ebiópsia de mama e pioneira na criação de tecnologia para mamografia digital. Desenvolve,fabrica e fornece sistemas médicos de imagem e diagnóstico relacionados com a saúdefeminina e também tecnologias de imagem digital para aplicações gerais de radiografia emamografia. Com a missão de ajudar as mulheres a terem vidas mais longas e saudáveis, aHologicune tecnologia de ponta e ótimo custo-benefício, para oferecer diagnósticos etratamentos mais precisos e cada vez menos invasivos. No Brasil, seus equipamentos jáestão presentes em hospitais de referência, além de clínicas espalhadas por todo o país. A genitália feminina é uma estrutura onde muitas doenças podem proliferar e colocar em risco a vida de uma mulher. Por isso, existem exames ginecológicos que devem ser realizados periodicamente, um desses exames é o Papanicolau, mas o que é e quando é necessário? Se o teste de HPV da paciente for negativo, basta repetir o exame preventivo dentro de 1 ano. Nestes casos, o risco de transformação para câncer é muito baixo. Se o teste de HPV for positivo, o recomendado é que a paciente com LSIL deva ser submetida a colonoscopia e biópsia, pois apesar de baixo risco, existem casos onde a lesão identificada ser mais agressiva do que apresentada pelo Papanicolau (podendo ser uma NIC 2 ou NIC 3). Antes de mais nada, é importante ressaltar que todas as mulheres devem fazer um check-up ginecológico regularmente para detectar a tempo qualquer anomalia. Por isso, deve ser realizado tanto o autoexame das mamas para prevenção do câncer de mama quanto o check-up médico oportuno no consultório ginecológico.


origem do exame papanicolau


De acordo com os especialistas, o exame de papanicolau ajudou na redução de 70 dos cânceres causados por lesões, além de terem eficácia de 95 em tumores cervicais importantes principalmente quando os nódulos ainda não podem ser observados a olho nu, pois aumenta a possibilidade de cura. Por fim, no início dos anos 1940, George Papanicolaou conseguiu publicar um estudo mais robusto sobre o exame preventivo, e a comunidade científica começou a perceber a importância desse tipo de teste. Um dos exames mais importantes para fazer um check-up ginecológico é o exame de Papanicolau. A revista American Family Physician recomenda que todas as mulheres com mais de 21 anos façam esse exame. No entanto, a frequência para realização desse exame poderá variar dependendo da idade da paciente. Com o tempo, ele passou a usar o mesmo método nas mulheres, para coletar células do colo do útero para análise. Nas análises no microscópio, ele percebeu que mulheres que tinham câncer de colo de útero tinham células malignas coletadas nesse exame. Até então, os exames usados para detectar esse tipo de câncer eram mais agressivos: um pedaço da pele do colo do útero era cortado e enviado para biópsia.


Estima-se que o exame papanicolau já tenha salvado milhões de vidas de mulheres, usado para detectar precocemente o câncer de colo de útero

A preparação da lâmina microscópica da citologia em base líquida é realizadaem instrumentossemi-automatizados(ThinPrepProcessor 2000) oucompletamente automatizados (ThinPrepProcessor 5000 / 5000 AutoLoader) e utiliza-se de uma etapa de filtragem do líquido que impede que aseventuais hemácias e células inflamatórias e os elementos deobscurecimento presentes na amostra sejam transferidos para a lâmina. Assim, a qualidade das células e a sua morfologia é preservada, e adistribuição das mesmas em uma monocamada homogênea na lâminapermite que o profissional capacitado identifique com maior facilidadealterações morfológicas suspeitas. Esse exame médico não apresenta grandes contraindicações, mas não é recomendado em mulheres com menos de 21 anos devido à baixa incidência de câncer de colo do útero nessa idade. Além disso, mulheres com mais de 65 anos sem históricoou com histerectomia também não devem fazer o teste. O HSIL indica que as células anormais têm grande alteração no seu tamanho e formato é um achado que indica grande risco de existirem lesões pré-malignas moderadas/avançadas (NIC 2 e 3) ou mesmo câncer já estabelecido. O risco de um resultado HSIL ser NIC 3 na biópsia é de 50. Estatisticamente, o risco de um HSIL ser um câncer é de 7.


História do exame de Papanicolau - O exame de papanicolau é um exame rápido que geralmente não requer uma grande preparação. No entanto, é importante não fazer o teste durante a menstruação, pois o sangue menstrual pode dificultar a visualização das células cervicais.


O exame de Papanikolaou era muito menos invasivo, menos dolorido e bem eficaz. O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame por mulheres maiores de 25 anos com vida sexual ativa. O ideal é fazer a coleta duas vezes por ano nos primeiros dois anos de realização do exame, e depois apenas uma vez a cada três anos. ANDRIS, Deborah A. Semiologia: bases para a prática assistencial. Tradução de Carlos Henrique COSENDEY; Revisão de Isabel Cristina Fonseca da CRUZ. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 424 p. O processo de coleta do exame Papanicolau convencional envolve raspar ascélulas do colo do útero com o auxílio de uma espátula e espalhá-las emuma lâmina de vidro, seguida pela fixação das células na lâmina em álcoolabsoluto e posterior coloração das células para visualização em microscópio. As células endocervicais devem ser retiradas depois e isso é feito com um instrumento chamado espátula. A coleta das amostras geralmente não causa dor nas pacientes. Após a retirada das amostras a serem estudadas, o especialista retirará o espéculo e o exame estará finalizado. Papanicolau no Brasil
Rapidamente o exame de papanicolau passou a ser adotado em diversos países e, com isso, o número de mortes causadas por câncer de colo de útero despencou.


Origem do exame papanicolau - As mulheres sem histórico com idades entre 21 e 65 anos devem fazer esse exame a cada 3 anos pelo menos. No entanto, mulheres entre 30 e 65 anos podem fazer o exame de Papanicolau a cada 5 anos acompanhado de um teste de HPV.



Em 13 de maio de 1883 nascia Geórgios Papanicolaou, grego responsável por desenvolver os métodos até hoje utilizados para detecção de possíveis tumores malígnos no colo do útero e na vagina. O especialista se formou em medicina aos 15 anos e trabalhou no Exército dos Bálcãs, até imigrar para os Estados Unidos em 1913. Este exame médico deve ser realizado sempre em um consultório ginecológico por profissionais qualificados. No momento do exame, o médico pedirá para você retirar a roupa da parte inferior do corpo ou tirar a roupa completamente, dependendo do caso,depois você deverá se deitar na maca. Também conhecido como citologia cervical, é um exame que permite estudar a estrutura das células do colo do útero, tanto da endocérvice quanto da ectocérvice. O principal propósito do exame de Papanicolau é diagnosticar o câncer do colo do útero em mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o exame papanicolau deve ser feito em mulheres ou qualquer pessoa com colo de útero entre 25 e 64 anos que já iniciaram atividade sexual.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem