Temas para TCC de Química: veja 32 sugestões interessantes
  Livraria virtual eletrôniva contendo uma coleção selecionada de
  mais de 200 periódicos científicos brasileiros, mantida pela
  FAPESP e BIREME.
  Contém sumários e artigos completos (em português ou inglês) para
  consulta direta e gratuita.
  Os periódicos que publicam artigos abrangendo química e ciências
  afins são os seguintes: Os cursos gratuitos do Senai Campo
  Grande. Pronatec MS, oferecendo vagas em técnicos. Para jovens e
  adultos que desejam obter aperfeiçoamento em seus estudos. É uma
  ótima oportunidade de estudar de gratuitamente com educação de
  qualidade, pois o Senai de Campo Grande possui as melhores
  condições de ensino para todos que buscam uma qualificação
  suplementar no currículo. Dipeptidyl nitrile derivatives have
  cytostatic effects againstLeishmaniaspp. promastigotes
  Experimental Parasitology 2019, 200, 84-91
  José C. Quilles Jr., Daiane Y. Tezuka, Carla D. Lopes, Fernanda
  L. Ribeiro, Charles A. Laughton, Sérgio de Albuquerque, Carlos A.
  Montanari, Andrei Leitão
  Kinetic mechanism and catalysis of Trypanosoma cruzi
  dihydroorotate dehydrogenase enzyme evaluated by isothermal
  titration calorimetry
  Analytical Biochemistry 2010, 399, 13-22
  J. Cheleski, H. J. Wiggers, A. P. Citadini, A. J. da Costa Filho,
  M. C. Nonato, C. A. Montanari.
  E outro agravador do problema é que a atividade de pintura no
  navio exige um grande número de trabalhadores durante a execução,
  devido tanto ao porte do navio como também porque se impõe um
  curto tempo para a realização do trabalho a ser feito. Assim, o
  grande objetivo desse trabalho foi analisar e quantificar os
  poluentes em diferentes ambientes deste estaleiro pesquisado. "
  Neste contexto, temos como objetivo, no presente trabalho,
  descrever uma proposta de ensino que busca favorecer o
  desenvolvimento de algumas das habilidades anteriormente citadas,
  especialmente a leitura, compreensão e interpretação de textos
  científicotecnológicos por parte dos graduandos. Acreditamos que
  o desenvolvimento de tais habilidades os auxilia na realização de
  suas atividades de iniciação científica (QUEIROZ e ALMEIDA, 2004)
  e no desempenho futuro de tarefas como profissionais da área,
  embora seja pequena a atenção a elas dispensada durante o curso
  universitário (WHELAN e ZARE, 2003; QUEIROZ, 2001). Ukrainica
  Bioorganica Acta
  Ucrância, em ucraniano e inglês
  
  Universitas Scientiarum
  Colômbia, em espanhol e inglês
  
  Vestnik Moskovskogo universiteta.
Reading and interpretation of scientific articles by undergraduate chemistry students
  Temos o mesmo entendimento de Orlandi (2000) a respeito da
  maneira como se deve encarar o texto e a sua leitura. Segundo a
  autora, a perspectiva da AD não encara o texto apenas como
  produto, mas procura observar o processo de sua produção e, logo,
  da sua significação. Nesta perspectiva, procuramos estabelecer em
  sala de aula uma forma de leitura que permitisse ao aluno
  "trabalhar sua própria história de leitura" (ORLANDI, 2000, p.
  37). 90 dos brasileiros acreditam que quem tem ensino técnico
  encontra mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem
  não tem. (Fonte: IBOPE, em pesquisa encomendada pela Confederação
  Nacional da Indústria CNI) Evaluation of the leishmanicidal and
  cytotoxic effects of inhibitors for microorganism metabolic
  pathway enzymes Biomedicine & Pharmacotherapy 2015 , 74,
  95-100
  Ademar de Mesquita Barbosa, Solangedos Santos Costa, Josmar
  Rodriguesda Rocha, Carlos AlbertoMontanari, Selma Giorgio "Os
  principais compostos encontrados foram o benzeno, tolueno,
  xileno, nbutanol e metilisobutilcetona. Todas estas substâncias
  químicas atuam no sistema central como depressoras, e, dependendo
  da concentração das substâncias, podem causar sonolência,
  tontura, irritação, fadiga e até a morte.
Temas interessantes para TCC de Química
  Serija 2, Chimija
  Em russo
  Este trabalho descreve o uso de artigos científicos em um curso
  de Comunicação Científica oferecido a alunos de graduação em
  Química. O principal objetivo da atividade foi desenvolver as
  habilidades de leitura e interpretação deste tipo de texto por
  parte dos alunos. A atividade proporcionou aos mesmos a expressão
  de uma grande quantidade de idéias, resultantes das suas
  reflexões sobre os conteúdos presentes nos artigos, e foi
  analisada com base na Análise de Discurso, na linha francesa. Nos
  últimos anos, temse verificado uma crescente preocupação, por
  parte de educadores que se dedicam ao Ensino Superior de Química,
  em relação à necessidade de adoção de estratégias/ações que
  privilegiem o papel do aluno no processo de ensinoaprendizagem
  desta disciplina (ZANON, ALMEIDA e QUEIROZ, 2007). Tais
  preocupações orientam a construção e a concretização de propostas
  curriculares no mundo inteiro que enfatizam a importância do
  oferecimento de uma formação mais geral aos graduandos e a
  relevância do estímulo ao desenvolvimento de um caráter
  críticoreflexivo dos mesmos (COPOLLA, EGE e LAWTON, 1997).
Artigos cientificos de quimica - No Quadro 1, nota-se que a revisão feita por colaboradores e seguidores de Bloom, alterando a nomeação das categorias da forma de substantivo para verbo, acabou por torná-las mais adequadas ao que representam e almejam desenvolver junto ao aluno. Além disso, as duas últimas categorias tiveram suas posições invertidas, uma vez que tanto o pensamento criativo (Síntese, Criar) como o pensamento crítico (Avaliação, Avaliar) são igualmente importantes para a finalização do domínio cognitivo de aprendizagem. Para cada categoria há uma habilidade a ser desenvolvida no aluno e, para cada uma dessas habilidades, existem verbos que traduzem, esclarecem e refletem seus objetivos. Nesse quadro, apenas alguns desses objetivos, considerados mais importantes e interessantes de acordo com o conteúdo desta tese, foram citados. Percebe-se que há verbos que se repetem em mais de uma categoria, como explicar, nos lembrando de que seu sentido depende da habilidade que cada categoria ou patamar pretende investigar no aluno.
  Molecular Design, Synthesis and Trypanocidal Activity of
  Dipeptidyl Nitriles as Cruzain Inhibitors
  PLoS Neglected Tropical Diseases 2015, 9, e0003916
  Leandro A. A. Avelar, Cristian D. Camilo, Sérgio de Albuquerque,
  William B. Fernandes, Cristiana Gonçalez, Peter W. Kenny, Andrei
  Leitão, James H. McKerrow, Carlos A. Montanari, Erika V. Meñaca
  Orozco, Jean F. R. Ribeiro, Josmar R. Rocha, Fabiana Rosini,
  Marta E. Saidel De particular interesse para a análise dos dados
  obtidos nesta pesquisa é o conhecimento, na abordagem da AD, da
  idéia de autoria. Compreender autoria supõe compreender os
  procedimentos que autores, pessoas físicas, lançam mão ao compor
  seus discursos. Por isso é que o autor pode ser entendido como
  princípio que confere ao discurso unidade (FOUCAULT, 2004). Esta
  prática pode ser verificada quando analisamos o Fragmento
  1, a seguir. Percebemos que o estudante, marcando o seu
  posicionamento, incluiu, na sua produção, informações que não
  constavam no artigo científico original, mas que estavam
  presentes em sua memória, e que parece julgar relevantes para o
  entendimento do seu discurso por um leitor imaginário. Isto
  ocorre quando ele faz uso de conhecimento enciclopédico definição
  de poluição como um recurso que traz à tona outras informações.
