Temas para TCC de Química: veja 32 sugestões interessantes
Livraria virtual eletrôniva contendo uma coleção selecionada de
mais de 200 periódicos científicos brasileiros, mantida pela
FAPESP e BIREME.
Contém sumários e artigos completos (em português ou inglês) para
consulta direta e gratuita.
Os periódicos que publicam artigos abrangendo química e ciências
afins são os seguintes: Os cursos gratuitos do Senai Campo
Grande. Pronatec MS, oferecendo vagas em técnicos. Para jovens e
adultos que desejam obter aperfeiçoamento em seus estudos. É uma
ótima oportunidade de estudar de gratuitamente com educação de
qualidade, pois o Senai de Campo Grande possui as melhores
condições de ensino para todos que buscam uma qualificação
suplementar no currículo. Dipeptidyl nitrile derivatives have
cytostatic effects againstLeishmaniaspp. promastigotes
Experimental Parasitology 2019, 200, 84-91
José C. Quilles Jr., Daiane Y. Tezuka, Carla D. Lopes, Fernanda
L. Ribeiro, Charles A. Laughton, Sérgio de Albuquerque, Carlos A.
Montanari, Andrei Leitão
Kinetic mechanism and catalysis of Trypanosoma cruzi
dihydroorotate dehydrogenase enzyme evaluated by isothermal
titration calorimetry
Analytical Biochemistry 2010, 399, 13-22
J. Cheleski, H. J. Wiggers, A. P. Citadini, A. J. da Costa Filho,
M. C. Nonato, C. A. Montanari.
E outro agravador do problema é que a atividade de pintura no
navio exige um grande número de trabalhadores durante a execução,
devido tanto ao porte do navio como também porque se impõe um
curto tempo para a realização do trabalho a ser feito. Assim, o
grande objetivo desse trabalho foi analisar e quantificar os
poluentes em diferentes ambientes deste estaleiro pesquisado. "
Neste contexto, temos como objetivo, no presente trabalho,
descrever uma proposta de ensino que busca favorecer o
desenvolvimento de algumas das habilidades anteriormente citadas,
especialmente a leitura, compreensão e interpretação de textos
científicotecnológicos por parte dos graduandos. Acreditamos que
o desenvolvimento de tais habilidades os auxilia na realização de
suas atividades de iniciação científica (QUEIROZ e ALMEIDA, 2004)
e no desempenho futuro de tarefas como profissionais da área,
embora seja pequena a atenção a elas dispensada durante o curso
universitário (WHELAN e ZARE, 2003; QUEIROZ, 2001). Ukrainica
Bioorganica Acta
Ucrância, em ucraniano e inglês
Universitas Scientiarum
Colômbia, em espanhol e inglês
Vestnik Moskovskogo universiteta.
Reading and interpretation of scientific articles by undergraduate chemistry students
Temos o mesmo entendimento de Orlandi (2000) a respeito da
maneira como se deve encarar o texto e a sua leitura. Segundo a
autora, a perspectiva da AD não encara o texto apenas como
produto, mas procura observar o processo de sua produção e, logo,
da sua significação. Nesta perspectiva, procuramos estabelecer em
sala de aula uma forma de leitura que permitisse ao aluno
"trabalhar sua própria história de leitura" (ORLANDI, 2000, p.
37). 90 dos brasileiros acreditam que quem tem ensino técnico
encontra mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem
não tem. (Fonte: IBOPE, em pesquisa encomendada pela Confederação
Nacional da Indústria CNI) Evaluation of the leishmanicidal and
cytotoxic effects of inhibitors for microorganism metabolic
pathway enzymes Biomedicine & Pharmacotherapy 2015 , 74,
95-100
Ademar de Mesquita Barbosa, Solangedos Santos Costa, Josmar
Rodriguesda Rocha, Carlos AlbertoMontanari, Selma Giorgio "Os
principais compostos encontrados foram o benzeno, tolueno,
xileno, nbutanol e metilisobutilcetona. Todas estas substâncias
químicas atuam no sistema central como depressoras, e, dependendo
da concentração das substâncias, podem causar sonolência,
tontura, irritação, fadiga e até a morte.
Temas interessantes para TCC de Química
Serija 2, Chimija
Em russo
Este trabalho descreve o uso de artigos científicos em um curso
de Comunicação Científica oferecido a alunos de graduação em
Química. O principal objetivo da atividade foi desenvolver as
habilidades de leitura e interpretação deste tipo de texto por
parte dos alunos. A atividade proporcionou aos mesmos a expressão
de uma grande quantidade de idéias, resultantes das suas
reflexões sobre os conteúdos presentes nos artigos, e foi
analisada com base na Análise de Discurso, na linha francesa. Nos
últimos anos, temse verificado uma crescente preocupação, por
parte de educadores que se dedicam ao Ensino Superior de Química,
em relação à necessidade de adoção de estratégias/ações que
privilegiem o papel do aluno no processo de ensinoaprendizagem
desta disciplina (ZANON, ALMEIDA e QUEIROZ, 2007). Tais
preocupações orientam a construção e a concretização de propostas
curriculares no mundo inteiro que enfatizam a importância do
oferecimento de uma formação mais geral aos graduandos e a
relevância do estímulo ao desenvolvimento de um caráter
críticoreflexivo dos mesmos (COPOLLA, EGE e LAWTON, 1997).
Artigos cientificos de quimica - No Quadro 1, nota-se que a revisão feita por colaboradores e seguidores de Bloom, alterando a nomeação das categorias da forma de substantivo para verbo, acabou por torná-las mais adequadas ao que representam e almejam desenvolver junto ao aluno. Além disso, as duas últimas categorias tiveram suas posições invertidas, uma vez que tanto o pensamento criativo (Síntese, Criar) como o pensamento crítico (Avaliação, Avaliar) são igualmente importantes para a finalização do domínio cognitivo de aprendizagem. Para cada categoria há uma habilidade a ser desenvolvida no aluno e, para cada uma dessas habilidades, existem verbos que traduzem, esclarecem e refletem seus objetivos. Nesse quadro, apenas alguns desses objetivos, considerados mais importantes e interessantes de acordo com o conteúdo desta tese, foram citados. Percebe-se que há verbos que se repetem em mais de uma categoria, como explicar, nos lembrando de que seu sentido depende da habilidade que cada categoria ou patamar pretende investigar no aluno.
Molecular Design, Synthesis and Trypanocidal Activity of
Dipeptidyl Nitriles as Cruzain Inhibitors
PLoS Neglected Tropical Diseases 2015, 9, e0003916
Leandro A. A. Avelar, Cristian D. Camilo, Sérgio de Albuquerque,
William B. Fernandes, Cristiana Gonçalez, Peter W. Kenny, Andrei
Leitão, James H. McKerrow, Carlos A. Montanari, Erika V. Meñaca
Orozco, Jean F. R. Ribeiro, Josmar R. Rocha, Fabiana Rosini,
Marta E. Saidel De particular interesse para a análise dos dados
obtidos nesta pesquisa é o conhecimento, na abordagem da AD, da
idéia de autoria. Compreender autoria supõe compreender os
procedimentos que autores, pessoas físicas, lançam mão ao compor
seus discursos. Por isso é que o autor pode ser entendido como
princípio que confere ao discurso unidade (FOUCAULT, 2004). Esta
prática pode ser verificada quando analisamos o Fragmento
1, a seguir. Percebemos que o estudante, marcando o seu
posicionamento, incluiu, na sua produção, informações que não
constavam no artigo científico original, mas que estavam
presentes em sua memória, e que parece julgar relevantes para o
entendimento do seu discurso por um leitor imaginário. Isto
ocorre quando ele faz uso de conhecimento enciclopédico definição
de poluição como um recurso que traz à tona outras informações.