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Temas para TCC de Química: veja 32 sugestões interessantes


Livraria virtual eletrôniva contendo uma coleção selecionada de mais de 200 periódicos científicos brasileiros, mantida pela FAPESP e BIREME.
Contém sumários e artigos completos (em português ou inglês) para consulta direta e gratuita.
Os periódicos que publicam artigos abrangendo química e ciências afins são os seguintes: Os cursos gratuitos do Senai Campo Grande. Pronatec MS, oferecendo vagas em técnicos. Para jovens e adultos que desejam obter aperfeiçoamento em seus estudos. É uma ótima oportunidade de estudar de gratuitamente com educação de qualidade, pois o Senai de Campo Grande possui as melhores condições de ensino para todos que buscam uma qualificação suplementar no currículo. Dipeptidyl nitrile derivatives have cytostatic effects againstLeishmaniaspp. promastigotes
Experimental Parasitology 2019, 200, 84-91
José C. Quilles Jr., Daiane Y. Tezuka, Carla D. Lopes, Fernanda L. Ribeiro, Charles A. Laughton, Sérgio de Albuquerque, Carlos A. Montanari, Andrei Leitão
Kinetic mechanism and catalysis of Trypanosoma cruzi dihydroorotate dehydrogenase enzyme evaluated by isothermal titration calorimetry
Analytical Biochemistry 2010, 399, 13-22
J. Cheleski, H. J. Wiggers, A. P. Citadini, A. J. da Costa Filho, M. C. Nonato, C. A. Montanari.



E outro agravador do problema é que a atividade de pintura no navio exige um grande número de trabalhadores durante a execução, devido tanto ao porte do navio como também porque se impõe um curto tempo para a realização do trabalho a ser feito. Assim, o grande objetivo desse trabalho foi analisar e quantificar os poluentes em diferentes ambientes deste estaleiro pesquisado. " Neste contexto, temos como objetivo, no presente trabalho, descrever uma proposta de ensino que busca favorecer o desenvolvimento de algumas das habilidades anteriormente citadas, especialmente a leitura, compreensão e interpretação de textos científicotecnológicos por parte dos graduandos. Acreditamos que o desenvolvimento de tais habilidades os auxilia na realização de suas atividades de iniciação científica (QUEIROZ e ALMEIDA, 2004) e no desempenho futuro de tarefas como profissionais da área, embora seja pequena a atenção a elas dispensada durante o curso universitário (WHELAN e ZARE, 2003; QUEIROZ, 2001). Ukrainica Bioorganica Acta
Ucrância, em ucraniano e inglês

Universitas Scientiarum
Colômbia, em espanhol e inglês

Vestnik Moskovskogo universiteta.


Reading and interpretation of scientific articles by undergraduate chemistry students

Temos o mesmo entendimento de Orlandi (2000) a respeito da maneira como se deve encarar o texto e a sua leitura. Segundo a autora, a perspectiva da AD não encara o texto apenas como produto, mas procura observar o processo de sua produção e, logo, da sua significação. Nesta perspectiva, procuramos estabelecer em sala de aula uma forma de leitura que permitisse ao aluno "trabalhar sua própria história de leitura" (ORLANDI, 2000, p. 37). 90 dos brasileiros acreditam que quem tem ensino técnico encontra mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem não tem. (Fonte: IBOPE, em pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria CNI) Evaluation of the leishmanicidal and cytotoxic effects of inhibitors for microorganism metabolic pathway enzymes Biomedicine & Pharmacotherapy 2015 , 74, 95-100
Ademar de Mesquita Barbosa, Solangedos Santos Costa, Josmar Rodriguesda Rocha, Carlos AlbertoMontanari, Selma Giorgio "Os principais compostos encontrados foram o benzeno, tolueno, xileno, nbutanol e metilisobutilcetona. Todas estas substâncias químicas atuam no sistema central como depressoras, e, dependendo da concentração das substâncias, podem causar sonolência, tontura, irritação, fadiga e até a morte.


Temas interessantes para TCC de Química


Serija 2, Chimija
Em russo
Este trabalho descreve o uso de artigos científicos em um curso de Comunicação Científica oferecido a alunos de graduação em Química. O principal objetivo da atividade foi desenvolver as habilidades de leitura e interpretação deste tipo de texto por parte dos alunos. A atividade proporcionou aos mesmos a expressão de uma grande quantidade de idéias, resultantes das suas reflexões sobre os conteúdos presentes nos artigos, e foi analisada com base na Análise de Discurso, na linha francesa. Nos últimos anos, temse verificado uma crescente preocupação, por parte de educadores que se dedicam ao Ensino Superior de Química, em relação à necessidade de adoção de estratégias/ações que privilegiem o papel do aluno no processo de ensinoaprendizagem desta disciplina (ZANON, ALMEIDA e QUEIROZ, 2007). Tais preocupações orientam a construção e a concretização de propostas curriculares no mundo inteiro que enfatizam a importância do oferecimento de uma formação mais geral aos graduandos e a relevância do estímulo ao desenvolvimento de um caráter críticoreflexivo dos mesmos (COPOLLA, EGE e LAWTON, 1997).


Artigos cientificos de quimica - No Quadro 1, nota-se que a revisão feita por colaboradores e seguidores de Bloom, alterando a nomeação das categorias da forma de substantivo para verbo, acabou por torná-las mais adequadas ao que representam e almejam desenvolver junto ao aluno. Além disso, as duas últimas categorias tiveram suas posições invertidas, uma vez que tanto o pensamento criativo (Síntese, Criar) como o pensamento crítico (Avaliação, Avaliar) são igualmente importantes para a finalização do domínio cognitivo de aprendizagem. Para cada categoria há uma habilidade a ser desenvolvida no aluno e, para cada uma dessas habilidades, existem verbos que traduzem, esclarecem e refletem seus objetivos. Nesse quadro, apenas alguns desses objetivos, considerados mais importantes e interessantes de acordo com o conteúdo desta tese, foram citados. Percebe-se que há verbos que se repetem em mais de uma categoria, como explicar, nos lembrando de que seu sentido depende da habilidade que cada categoria ou patamar pretende investigar no aluno.


Molecular Design, Synthesis and Trypanocidal Activity of Dipeptidyl Nitriles as Cruzain Inhibitors
PLoS Neglected Tropical Diseases 2015, 9, e0003916
Leandro A. A. Avelar, Cristian D. Camilo, Sérgio de Albuquerque, William B. Fernandes, Cristiana Gonçalez, Peter W. Kenny, Andrei Leitão, James H. McKerrow, Carlos A. Montanari, Erika V. Meñaca Orozco, Jean F. R. Ribeiro, Josmar R. Rocha, Fabiana Rosini, Marta E. Saidel De particular interesse para a análise dos dados obtidos nesta pesquisa é o conhecimento, na abordagem da AD, da idéia de autoria. Compreender autoria supõe compreender os procedimentos que autores, pessoas físicas, lançam mão ao compor seus discursos. Por isso é que o autor pode ser entendido como princípio que confere ao discurso unidade (FOUCAULT, 2004). Esta prática pode ser verificada quando analisamos o Fragmento 1, a seguir. Percebemos que o estudante, marcando o seu posicionamento, incluiu, na sua produção, informações que não constavam no artigo científico original, mas que estavam presentes em sua memória, e que parece julgar relevantes para o entendimento do seu discurso por um leitor imaginário. Isto ocorre quando ele faz uso de conhecimento enciclopédico definição de poluição como um recurso que traz à tona outras informações.


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