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Exames Médicos Ocupacionais: Tipos, Legislação e Importância


Após as avaliações do Exame Clínico Ocupacional, feito por um médico especialista em Medicina do Trabalho, e da análise dos exames complementares, é emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). O ASO é um documento indispensável comprobatório de que o funcionário está apto para exercer suas funções. Bases teóricas da Língua Portuguesa. Distinção de ensino prescritivo e ensino produtivo da língua Materna. Compreensão dos fatos lingüísticos a partir das contribuições da Lingüística Aplicada ao ensino de Português nas séries iniciais. Planejamento e execução das atividades relacionadas ao ensino produtivo das leituras orais, escritas e gramáticas contextualizada (análise lingüística) nas séries iniciais. O exame clínico ocupacional é um exame médico realizado em todas as finalidades ocupacionais (admissional, periódico, demissional, retorno ao trabalho e mudança de função). Tem como objetivo conhecer o histórico clínico e laborativo do colaborador, por meio de uma criteriosa anamnese, aferição de sinais vitais e verificação de dados antropométricos.



Capital ponte: alternativa para as empresas no modelo de trabalho híbrido

Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; Magistério: formação, avaliação e identidade docente / Magali de Fátima Evangelista Machado, Célio da Cunha, organizadores -- Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade ; Universidade Católica de Brasília, 2018. O principal objetivo para a realização desse tipo de exame médico ocupacional para o funcionário é o levantamento de saúde atual. Assim, caso ele venha a sofrer de doenças decorrentes das suas atividades profissionais, há como provar para que ele seja indenizado. Já para a empresa é uma forma de garantir que o candidato está apto a exercer suas funções em contrato. Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais e suas variações. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Questões identitárias no uso de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Constituição do sujeito surdo pela LIBRAS. Projetos de educação bilíngue e abordagens educacionais no ensino da pessoa surda. Prática de LIBRAS. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.


O estudo crítico do processo histórico, das bases filosóficas, das principais correntes pedagógicas e das implicações políticas na educação brasileira. A educação no contexto da organização política e econômica brasileira. O direito à educação e a legislação educacional. Investigação sobre as correntes pedagógicas da Educação no Brasil. A análise sobre referenciais emancipatórios para a ação pedagógica. É o procedimento que mede a capacidade auditiva e de interpretação dos sons no ambiente de trabalho. Nesse sentido, ele identifica alterações na audição e fornece o diagnóstico do tipo e grau da perda auditiva, caso este problema seja notado. A construção das diferentes concepções históricas da infância, da criança e da educação infantil. A institucionalização da infância. As políticas públicas educacionais: concepções, características e objetivos. 4. Psicologia da Educação. Paradigmas da psicologia. Pressupostos conceituais e metodológicos. Caminhos da investigação psicológica, da padronização a construção de sujeitos concretos. Estado da psicologia e educação. Construção da fundamentação teórica sobre a educação de jovens e adultos. Diagnóstico, planejamento pedagógico: construção dos objetivos, dos conteúdos, da metodologia e avaliação.



Ementas do curso de pedagogia - Art. 168 Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: (Redação dada pela Lei nº , de )


Perspectivas educacionais dos pensadores Wittgenstein, Dewey, Foucalt, Deleuze e Edgar Morin. Filosofia, Educação e Sociedade. Senso Comum e Conhecimento Filosófico. A história da racionalidade ocidental. A Filosofia nas teorias pedagógicas dos autores: Piaget, Vigostsky, Wallon e Paulo Freire. Os Exames Médicos Ocupacionais são previstos em lei e resguardam uma série de direitos e garantias para a empresa e para o funcionário. Entenda quais são os exames ocupacionais e entenda sua importância. 5. Antropologia Educacional. Conceituações. Objeto e abordagens da Antropologia. História do pensamento antropológico nas contribuições de seus expoentes: Durkheim, Mauss, Boas, Malinowski e Lévi-Strauss. Etnografia, etnologia e trabalho de campo no estudo das diversidades -singularidades dos grupos humanos e das minorias. Contribuições da Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos.


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Os conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Os conceitos de raça, etnia e cor a partir das abordagens sociais e das matrizes étnico-raciais constituídas no Brasil, fundamentadas pelas legislações, políticas públicas e relações de ensino-aprendizagem. Compreensão da história da África e da cultura afro-indígena brasileira no espaço escolar. As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos. GOMES, Marcelo et al. Conhecimento sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade no Brasil. Jornal brasileiro de psiquiatria. Rio de Janeiro. Vol. 56, n. 2 (2007), p. 94-101, 2007. Conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada observados os preceitos dos artigos 61 até 67 e do artigo 87 da Lei nº , de 1996. atividades e do ambiente de trabalho do pedagogo em diferentes contextos educativos, por meio de visitas técnicas em instituições não escolares, estudo e discussão de planos, programas e projetos educativos desenvolvidos em ONG, empresas em geral, órgãos do serviço público dentre outras organizações sociais e nos movimentos sociais organizados. Proposta pedagógica em diferentes níveis e modalidades de ensino. A Formação do(a) Educador(a) do Campo, desafios e possiblidades. Educação do campo e as práticas pedagógicas. A interdisciplinaridade na educação do campo. Ensinar e aprender na educação do campo processos históricos e pedagógicos. Estudo investigativo de uma prática e/ou tema da área ou atividade de extensão junto a comunidade.


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