Proteína C-reativa (PCR): como funciona o exame? - Etesco Saúde e Bem-Estar
Para avaliar os trabalhos dessa e das outras quatro categorias Prevenção, Genética, Tratamento e Medicina Social a premiação conta com umjúri técnicoformado por grandes nomes da ciência e da medicina brasileira, entre eles o radiologista Emerson Gasparetto, Chief Medical Officer (CMO) do Grupo Dasa; a pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Gustavo Campana, especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e diretor médico da Dasa; e a infectologista Nancy Bellei, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Conheça todos os demais nomes do júri no site da premiação. Os ganhadores serão anunciados em um evento virtual no começo de dezembro. Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link. Mas, da data da coleta da amostra até a conclusão do exame, os laboratórios têm de 48 horas a 5 dias úteis para concluir a análise. Por isso, o mais seguro seria realizar o exame no dia 12 de dezembro.
A proteína C reativa (abreviada como PCR) é uma proteína que se manifesta no sangue em casos de inflamações no organismo com as taxas de PCR aumentando rapidamente conforme a evolução da infecção. Esse é um marcador biológico seguro para diagnosticar qualquer tipo de reação inflamatória, mesmo em seus estágios iniciais. Se você deseja fazer o exame PCR, saiba que a plataforma Doctoralia Lab ajuda a encontrar o laboratório mais adequado para as suas necessidades. Buscando pelo nome do exame + cidade, você confere uma lista de opções nos principais centros do país. Acesse agora e conheça! O teste sorológico é realizado a partir de diferentes tecnologias. O imunoensaio enzimático (ELISA) revela a presença de IgA e IgG. Já o sorológico por quimioluminescência (CLIA) é baseado na emissão de luz produzida por reações químicas e discrimina IgM (fase aguda da doença) e IgG (os anticorpos de memória). A sorologia eletroquimioluminescência (ECLIA), por sua vez, identifica os anticorpos totais, sem fazer diferenciação entre eles. Também está relacionado ao diagnóstico e prognóstico dasepse e altera mediante certos tipos de neoplasias e várias outras situaçõesclínicas possíveis (apendicite, pancreatite, queimaduras, pós-operatório,doença inflamatória intestinal e muitas outras).
Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. O exame de proteína C-reativa (PCR) é realizado por meio da coleta de uma amostra sanguínea para análise laboratorial. O objetivo é verificar se as taxas desse biomarcador estão altas, o que é um indicativo de problemas como infecções e inflamações. A proteína C reativa é um elemento que se faz presente no sangue em ocasiões específicas e sua dosagem em um exame de sangue auxilia os profissionais de saúde a identificar certas doenças e distúrbios que o paciente pode apresentar. Após a produção de milhares de cópias do DNA presente na amostra coletada, o material genético do microrganismo, como o RNA do coronavírus, fica detectável e o diagnóstico é concluído: positivo para o SARS-Cov-2. Atualmente, na prática da oncologia, a PCR é utilizada para auxiliarno diagnóstico e acompanhar processos infecciosos e inflamatóriosassociados, sendo um exame comumente solicitado na prática clínica. Também pode aventar a suspeita da doença neoplásica.
Pcr exame de sangue - O exame de proteína C-reativa serve para identificar quando a PCR é produzida em excesso, aumentando radicalmente sua concentração na corrente sanguínea. Esse quadro, conforme explicamos, é um indicativo de problemas e doenças em curso.
Há décadas, o exame PCR tem sido amplamente utilizado na prática
laboratorial. Com a pandemia, a técnica ganhou um destaque ainda
maior e hoje o exame é obrigatório para quem planeja uma viagem
para o exterior. Isso não significa, entretanto,que o exame de
PCR seja a primeira escolhapara o início da investigação de todas
essas doenças, mas, sim, que se trata deum exame que complementa
vários outros(inclusive o tradicional hemograma) emcada contexto.
Qualquer doença que desencadeie uma reação inflamatória no
organismopode cursar com níveis elevados de proteínaC reativa no
sangue, diz o médico. Quando os valores da PCR estão acima de 200
mg/L e o diagnóstico de infecção é confirmado, normalmente é
indicado que a pessoa fique internada para receber antibióticos
pela veia. Os valores da PCR começam a subir em 6 horas após o
início da infecção e tendem a baixar quando se inicia o uso de
antibióticos. Se 2 dias após o usode antibióticos os valores da
PCR não diminuem, é importante que o médico estabeleça outra
estratégia de tratamento. Acesso aos conteúdos exclusivos em
todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no
app.
Acesso ilimitado ao site da Veja Saúde, diariamente atualizado.
Tem cobertura dos planos de saúde para pacientes depois do oitavo dia do aparecimento de sintomas, desde que haja pedido médico. Há também os testes sorológicos, que detectam a produção de anticorpos e devem ser feitos após o décimo quarto dia do início dos sintomas ou da exposição ao vírus. Como no teste rápido, também se avalia uma amostra de sangue, mas, nesse caso, a análise é feita em laboratório. Na Dasa, observamos uma queda da taxa de positividade dos testes entre o terceiro trimestre e início do quarto trimestre. Essa taxa, que chegou a 30 de resultados positivos, hoje está em torno de 20, porém neste momento temos algumas regiões específicas que estão com novas elevações de casos positivos, conta Gustavo Campana, diretor médico da Dasa. Isso reflete a diminuição total no número de casos que a gente vem acompanhando nas estatísticas da doença no país e a questão da regionalidade, pondera Campana, que é também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. O valor da PCR, a proteína C reativa, é um dos elementos mais requisitados quando se faz uma análise do sangue, embora muitas pessoas ignorem seu significado.
Klara Castanho: Conselhos de Enfermagem vão apurar quebra de sigilo por profissional de saúde
Blogs de médicos e especialistas.
Receba mensalmente Veja Saúde impressa mais acesso imediato às
edições digitais no App, para celular e tablet.
Como é feito: a sorologia é realizada em sangue venoso,
coletado por meio de uma punção do sangue da veia do paciente. O
sangue é coletado e armazenado em tubos para ser analisado em
laboratório. O teste rápido só deve ser feito oito dias depois do
início dos sintomas, pois é preciso de uma grande quantidade de
anticorpos para que se detecte se a pessoa teve contato com o
vírus. Se o paciente for testado antes desse período, ou seja,
durante a janela imunológica do vírus, as chances de
falsos-negativos são grandes. Conforme explicamos, o exame de
proteína C-reativa é realizado assim como um exame de sangue
comum. Portanto, o paciente deve comparecer a uma unidade de
saúde onde será feita a coleta de uma amostra por meio da função
de uma veia, geralmente do braço. Onde fazer? O RT-PCR é
feito nos atendimentos hospitalares, públicos ou privados, e está
disponível nas principais redes de laboratórios privados.
Conheça os tipos de exames laboratoriais mais comuns e saiba para que servem
O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que até meados de setembro mais de 15 milhões de kits de testagem haviam sido enviados aos estados, 7 milhões de RT-PCR e 8 milhões de testes rápidos. O órgão contabilizou ainda que, até o dia 19 de setembro, haviam sido realizados mais de 6,4 milhões de exames de RT-PCR 3,75 milhões na rede pública e 2,67 milhões nos laboratórios privados. Em outros casos, como para pacientes que sofreram queimaduras e no pós-operatório de alguns tipos de cirurgia, pode ser necessário medir a taxa de PCR. O exame, então, é solicitado para verificar a condição de saúde e a recuperação desses indivíduos. Sim, alguns medicamentos podem alterar como anti-inflamatórios não-esteroides (AINE),aspirina,corticóides, estatinas, betabloqueadores,pílula anticoncepcional. Além de medicamentos, terapias de reposição hormonal, uso de dispositivo intrauterino (DIU), exercício físico intenso e gravidez também alteram.