Ensaio Sobre a Culpa - Haroldo Bontempo -
No âmbito da Medicina, alguns hospícios também produziram conhecimentos em Psicologia, principalmente em seus laboratórios. Um deles foi o da Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro, criado em 1923, dirigido pelo psicólogo polonês Waclaw Radecki, que produziu pesquisas sobre várias questões psicológicas, como fadiga em crianças e jovens trabalhadores e seleção de aviadores e psicometria, entre outros assuntos. A Liga Brasileira de Higiene Mental, fundada em 1923, também criou um laboratório de Psicologia, considerando ser essa uma ciência afim à psiquiatria; mais tarde, essa liga articulou-se a um pensamento bastante reacionário, defendendo posições xenófobas e racistas. Como já foi dito, muitos dos representantes da Medicina assumiram, nesse momento, uma função de controle social, com vistas à normalização e à higienização da sociedade, defendendo posições explícitas a favor da exclusão social, e até mesmo prescrevendo a reclusão daqueles considerados socialmente indesejáveis para as camadas dominantes e seus interesses. Assim foi também com muitas teses produzidas nesse período, das quais muitas relacionadas às questões psicológicas. Além das teses, encontram-se outros escritos produzidos por médicos, como livros, artigos em revistas e jornais e transcrição de conferências, nos quais é também recorrente a presença de temas de natureza psicológica, muitos dos quais apresentavam e defendiam ideias semelhantes. Este artículo tiene la finalidad de exponer el recorrido histórico de la psicología en el Brasil en la perspectiva de la tridimensionalidad del tiempo, entendiendo que la aprensión de su carácter de concreto implica la comprensión del pasado, que estructura el presente y se proyecta para el futuro. La comprensión de la historicidad de la psicología en el Brasil como construcción social, en este texto, tiene como foco el análisis de las contradicciones que estuvieron presentes en los diversos períodos, como condición para la comprensión de las posibilidades de superación que permitieron saltos de calidad en el desarrollo de la Psicología, ya sea como conocimiento, o como práctica. Serán presentadas, para cada período de la historia de la psicología en el Brasil, una breve descripción de sus características y el análisis de algunas producciones, sean ellas teóricas o prácticas, que revelan sus contradicciones, sobre todo el enfrentamiento de concepciones coexistentes en un mismo tiempo histórico, que demuestran el proceso constitutivo de los saberes psicológicos y de la psicología en el Brasil a partir de distintos posicionamientos sociopolíticos y epistemológicos. Se busca contribuir para la comprensión de la constitución de la psicología en el Brasil a partir de la dinámica engendrada por las y en las contradicciones históricas de esa área del saber, entendida como construcción eminentemente social.
Psychology in Brazil: an essay on its contradictions
A música e o poema sempre tiveram um certo tipo de flerte. Com o Nobel de Literatura de 2016 indo para Bob Dylan , essa polêmica ressurgiu através de críticas e de apoios. Aproveitando a onda de repercussão, a Companhia das Letras lançou, em dois volumes, as letras em inglês e sua tradução. Os hospícios criados no século XIX se expandem no século seguinte, e muitos deles fundam laboratórios de Psicologia, que terão importante participação no desenvolvimento e no processo de autonomização da Psicologia. As ideias acima expostas são apenas uma pequena ilustração das articulações que se estabeleceram entre Psicologia e sociedade. Entretanto, houve produções cujo caráter divergia radicalmente da tendência hegemônica da época. Muitas são as instituições que incorporaram a Psicologia como uma das áreas de estudo e de intervenção, entre elas, o Pedagogium, onde, em 1906, foi criado o primeiro laboratório de Psicologia no Brasil, planejado por Binet, em Paris, com a colaboração de Manoel Bomfim, que o dirigiu por cerca de quinze anos. Há 50 anos, portanto, foi aprovada a Lei nº 4119, que reconheceu a profissão de psicólogo, com uma emenda sobre os cursos de formação desse profissional e de seu currículo mínimo.
Ensaio sobre ela letra - As Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia, criadas originalmente como cadeiras em 1808 e que passaram à condição de faculdades em 1832, foram algumas das muitas instituições que contribuíram para a produção dos saberes psicológicos no Brasil. A defesa de uma tese inaugural ao final do curso era obrigatória, e essas teses foram uma das mais profícuas fontes de estudo dos fenômenos psicológicos no interior da Medicina no século XIX .
La Psicología en el Brasil: un ensayo sobre sus contradicciones - Dr. Abílio não somente remodelou os métodos e os processos de ensino e transformou o tirocínio escolar, mas também modificou os compêndios então adotados. Imaginou um processo de leitura que apelidou leitura universal', para demonstrar a eficiência e quanto merecia cuidados o problema do analfabetismo em sua pátria (2004, p. 101)
A organização da categoria de psicólogos foi um fator de grande relevância para esse processo de transformação. Muitas das entidades representativas da Psicologia assumiram papéis de grande relevância na transformação da Psicologia no Brasil, fomentando a crítica e proporcionando condições para o debate e para a busca de soluções e possibilidades de superação daquela Psicologia limitada e elitista, em direção à constituição de uma ciência e de uma profissão radicada em sua realidade e com ela comprometida. Essas são somente algumas ilustrações que mostram que os saberes psicológicos na colônia não são homogêneos, mas internamente contraditórios, e expressam as relações de exploração da metrópole sobre a colônia. Percebe-se que os saberes psicológicos compõem-se de ideias que dão sustentáculo à empresa colonial e de ideias a estas contrapostas, que também se manifestam em sua originalidade na perspectiva do conhecimento sobre o fenômeno psicológico. Em relação à Psicologia na educação, as críticas foram muitas, e vieram tanto da Psicologia como da educação. De um lado, havia uma hipertrofia da Psicologia na educação, incorporada à Pedagogia e à prática educativa, e, por outro lado, a atuação do psicólogo na escola baseava-se em uma perspectiva clínica, no atendimento individual de crianças consideradas portadoras de problemas fora da sala de aula ou na realização de psicodiagnósticos para emitir laudos a fim de encaminhar alunos para classes especiais. A expansão da pós-graduação produziu melhorias na qualidade da formação do psicólogo, embora ainda de forma desigual, pois a articulação entre ensino e pesquisa não se efetivou para todos os cursos, ficando limitada às instituições que garantiam as condições de trabalho necessárias para a concretização do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.