Exame de próstata: mitos e verdades | Dr. Paulo Maron. Quando e com quantos anos devo fazer o exame de próstata fazer? Em que idade? Quem deve realizar?

O resultado do exame de próstata indicou aumento da glândula: é câncer? Devo me preocupar?

O médico verificará o tamanho da próstata através do toque. Em caso de inflamação, ela pode ficar maior e mais dura. É um procedimento que demora cerca de um minuto e causa apenas um leve desconforto.

O resultado do exame de próstata indicou aumento da glândula: é câncer? Devo me preocupar?

Outra grande dúvida é sobre qual médico faz exame de próstata. O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres. Para problemas desse tipo, tanto homens quanto mulheres devem procurar o profissional. É fundamental informar-se corretamente, principalmente porque o homem que faz o exame de próstata regularmente tem muito mais chance de cura caso detecte a doença. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre esse tema tão fundamental! Agora vamos a uma das perguntas mais populares sobre o tema: como é feito o exame de próstata?Bem, em primeiro lugar é preciso dizer que, além do exame de toque, o médico também poderá solicitar exames de PSA (Prostate Specific Antigen, ou Antígeno Prostático Específico, em tradução livre). Muitos indivíduos também podem desenvolver câncer de próstata sem nem mesmo sofrer alterações nos valores do seu PSA, o que reitera a importância do exame de próstata e da consulta como um todo. Ao identificar a anomalia, o seu médico descreverá todas as providências a serem tomadas. Parabéns pelo site!
gostaria de saber a sua opiniao em relaçao a pergunta 7 do exame nacional de 12ºano! acho k a pergunta esta mal formulada! e ja estive a ler o comentario da apm.

O caso aconteceu na Florida, nos Estados Unidos e as informações são do Bok Daily Porém, para homens que se encontram em grupos de risco (como aqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata no pai, avô ou irmão, por exemplo), o indicado é que o acompanhamento seja realizado a partir dos 40 anos de idade. Em geral, o tamanho e o peso normal da próstata variam entre 25 e 30 gramas (3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura), sendo um indicativo de que a próstata está aumentada. Porém, nem sempre um resultado fora desse valor referência é alarmante. Quando o tumor se estende para fora da próstata, o tratamento passa a ser hormonal, ou seja, o hormônio masculino deve ser diminuído com castração cirurgia, quando há remoção dos testículos ou com castração farmacológica, através de remédios.

A vigilância ativa é uma forma de monitoramento rigoroso do paciente e da doença ao longo do tempo, intervindo quando necessário. Antes de iniciar qualquer tratamento, converse com o seu médico sobre os riscos e benefícios para que você possa tomar uma decisão consciente sobre o que é melhor para seu caso. Vale lembrar que a cada 40 minutos um homem morre no Brasil vítima do câncer de próstata. Para contornar esse dado, o diagnóstico precoce é melhor forma de prevenção. Coloque seus exames em dia e priorize a sua saúde! Esse já foi um dos temores da cirurgia de vasectomia. Esse tema já foi estudado por epidemiologistas, e sabe-se que isso não é verdade. O que acontece é que quem faz vasectomia, acaba sendo avaliado mais frequentemente pelo Urologista no consultório, e com isso acaba detectando o câncer de próstata mais frequentemente. Quem procura, acha. Ana, sinto muito que não te tenha corrido de maneira a alcançares os teus objectivos .

Ainda não existem evidências fortes o suficiente para afirmar isso. Estudos de menor impacto, no passado, sugeriam que vários componentes da dieta dita mediterrânea teriam capacidade de reduzir o risco de câncer da próstata. Nenhum estudo clínico robusto comprovou essa capacidade. Devemos lembrar que o câncer de próstata tem fatores genéticos e variáveis ainda não completamente conhecidas, o que dificulta conclusões envolvendo a prevenção. A principal forma de abordagem terapêutica do câncer de próstata tratamento cirúrgico bem como as demais terapias curativas possuem efeitos adversos. Cerca de metade dos homens com boa função sexual antes do tratamento terá uma boa função após realizá-lo. Alguns homens podem evoluir com impotência sexual transitória (com recuperação completa dentro de alguns meses), ou definitiva. No entanto, à medida que os homens envelhecem há um aumento na disfunção sexual naturalmente, e desta forma a idade por si só é um importante fator prognóstico. Em geral, o médico mais indicado para realizar o exame de próstata (toque retal) e avaliar a presença de um tumor maligno na região é o urologista. Porém, o médico proctologista (que examina problemas do reto e ânus) também pode realizar o exame de toque na próstata.

Vale ressaltar que os dados preocupam: mais da metade dos homens brasileiros nunca consultou com um urologista em toda a vida e em torno de 60 dos casos de câncer de próstata só são diagnosticados em um estágio já avançado da doença, com sintomas já evoluídos. Para entender mais sobre o tema, selecionamos várias questões para que você possa conferir os principais mitos e verdades sobre os exames diagnósticos do câncer de próstata. Confira e cuide melhor de sua saúde! A biópsia é a melhor forma de diagnosticar o câncer de próstata. É retirado um pedaço pequeno da próstata para análise em laboratório, permitindo ao médico um diagnóstico mais seguro sobre a presença ou não de células cancerígenas na próstata. Na verdade, não. O exame de toque e o exame de PSA devem ser feitos anualmente pelos homens e um exame não exclui o outro. Pelo contrário, os dois são complementares e eficazes no diagnóstico do câncer de próstata. Há situações em que o câncer é detectado pelo toque e outras em que o diagnóstico é descoberto na realização do PSA. As chances de cura são de até 95 quando a doença é detectada antes que surjam os primeiros sintomas. Boa tarde
eu realizei o exame de matematica na passada terça-feira e sou obrigada a dizer que quem fez o exame nao o resolveu da maneira adequada visto que toda a gente se queixou de que era muito extenso.

O exame de toque retal permite ao seu médico examinar a próstata e determinar se existe alguma alteração fora do normal e a biópsia mostra se as células possuem alterações compatíveis com câncer. O exame de próstata não dói e nem deixa sequelas. Além disso, o homem também não precisa ficar em uma posição vexatória, podendo até realizar o procedimento em pé. Nem todos os tipos de câncer de próstata requerem tratamento imediato. O tratamento do câncer de próstata depende da idade, do estadiamento do tumor, da quantidade de células cancerígenas no tecido da biópsia, dos sintomas apresentados e do estado de saúde geral do paciente. Homens diagnosticados com câncer de próstata devem conversar com seu médico sobre a necessidade e tipo do tratamento. Alguns homens podem necessitar de tratamento ativo e imediato, que pode incluir: cirurgia ou radioterapia, e outros são candidatos a uma vigilância ativa.

Obrigado pela sua atenção e bom trabalho de preparação dos seus alunos para as provas nacionais.

dá mesmo k pensar a pergunta pede para o aluno utilizar as capacidades da maquina e afinal tínhamos de fazer bastantes cálculos! acho isto muito mal, o exame era enorme e os alunos nem tinham tempo p pensar. desculpe o desabafo era apenas p saber a sua opiniao obrigado Apesar de um histórico familiar de câncer de próstata dobrar as chances de ter a doença, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata. No entanto, o histórico familiar e genético desempenha um papel importante nas chances de um homem desenvolver um câncer de próstata. Um homem cujo pai teve a doença é duas vezes mais propenso a desenvolvê-la. O risco é ainda maior se o câncer foi diagnosticado em um membro da família em uma idade mais jovem (menos de 55 anos), ou se isso afetou três ou mais familiares. Sendo assim, é essencial que todos os homens passem a realizar o exame por volta dos 50 anos, para que os tumores possam ser diagnosticados e tratados de forma precoce. Se houver casos em parentes de primeiro grau, recomenda-se começar a rotina de exame de próstata antes, com 45 ou até mesmo 40 anos de idade.

No entanto, sabemos que há muitos casos de câncer de próstata com PSA baixíssimo. Um exame não substitui o outro, devemos sempre realizar o PSA e o toque retal. Até porque, em algumas situações, os casos de câncer de próstata com PSA muito baixo podem ser os mais agressivos. Sendo o principal exame de próstata utilizado para identificar o câncer de próstata, o exame de toque retal é feito/realizado em consultório médico reservado com a introdução do dedo indicador do médico urologista no reto do paciente, com luva devidamente lubrificada. Por ser uma doença que desenvolve-se, em muitos casos, silenciosamente, o exame de próstata ou exame do toque, como também é conhecido tornou-se fundamental para identificá-la em estágios iniciais. Um homem de 59 anos, atirou em seu médico após ejacular enquanto fazia exame de próstata. Milo Johanson sacou uma arma e disparou duas vezes no peito do urologista.

eu tive duas horas a escrever sem parar e devido a falta de tempo quando cheguei à 7ª pergunta nao tinha tempo e por isso resolvi mal a questao. por estas e outras razoes muitas pessoas ficaram incapacitadas de aceder ao que queriam e muitas de passar mesmo de ano. Sou da opiniao que deveriam ser feitos modelos com alunos que nao sabem que materia vai sair e testados de modo a ver se o tempo estipulado é o correcto e se a prova se adequa ao tempo para o qual foi concebida.
Peço desculpa pelo desabafo mas este exame tirou-me sinceramente do sério e pode-me ter estragado um ano de vida.
Desde ja muito obrigado A dosagem do PSA pode ser útil no diagnóstico do câncer de próstata, porém ele é apenas uma peça do quebra-cabeça. Assim como um número alto não significa necessariamente que você tenha a doença, um número baixo não é capaz de excluí-la. Para ter um quadro mais completo da saúde da sua próstata, você deve realizar: o PSA, o exame de toque retal e eventualmente alguns exames complementares, como ultrassom ou biópsia.

  • Ardência ao urinar;
  • Jato urinário fraco e recorrente;
  • Hiperplasia de próstata (que é a próstata aumentada);
  • E, raramente, dor e sangue na urina e no esperma.

O exame de próstata PSA mede os níveis do antígeno prostático específico na próstata, não o câncer. O PSA é uma substância produzida naturalmente pela glândula e elevações podem estar relacionadas a uma série de alterações prostáticas, incluindo infecção ou inflamação (prostatite), alargamento da próstata (hiperplasia benigna) ou câncer. O exame de PSA é o primeiro passo no processo de diagnóstico para o câncer. Ele faz a detecção da doença em estágios iniciais, quando é possível ser tratada. Estudos mostram que o rastreamento da próstata salva a vida de 1 homem a cada 12 que o realizam. Também já foi uma crença que quanto maior a atividade sexual (seja masturbação ou relação sexual com ejaculação), maior o risco de desenvolver câncer de próstata. Hoje há alguns estudos que apontam justamente o contrário; homens que relataram ejaculações mais freqüentes tiveram um risco menor de desenvolver câncer de próstata. Mas o mais provável, pelos resultados diferentes entre os diferentes estudos, é que não haja relação nenhuma entre o número de ejaculações e o desenvolvimento do câncer de próstata.

O recomendado é que todos os homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata ao menos uma vez ao ano, já que a partir dessa idade pode ocorrer o aumento natural da glândula, sendo necessário o acompanhamento para detectar qualquer anormalidade. O médico que sobreviveu aos tiros, Herald Smith Jr. disse que realiza esse tipo de exame há 30 anos e explicou que o procedimento não está relacionado com sexualidade: A próstata é como um ponto G masculino e carrega sêmen, é muito sensível, então quando é tocada e massageada você tem orgasmo quase sem esforço. A próstata só é acessível por meio do ânus e isso não é muito confortável para muitos homens. Engana-se quem pensa que a taxa de mortalidade pelo câncer de próstata é baixa. Segundo dados do INCA, 25 dos pacientes diagnosticados com essa doença morrem. Por algum tempo acreditou-se que o tomate, assim como o ketchup e molhos a base de tomate, protegeriam contra o câncer de próstata.

Os benefiícios seriam causados pelo licopeno, o nutriente que dá a cor vermelha ao tomate. Porém a maioria dos estudos não conseguiu mostrar essa relação entre consumo desses produtos e o câncer de próstata. Sabe-se que o câncer de mama tem forte associação com os níveis de estrógeno. De maneira análoga, foi feita a hipótese de que o mesmo valeria para os homens; quanto maior o nível de testosterona no sangue, maior o risco de câncer de próstata. Mas não é tão simples assim. Um estudo publicado em 2008, que envolveu dados de 18 estudos grandes, não encontrou nenhuma associação entre câncer de próstata e níveis de testosterona no sangue. Um condicionante importante é a alimentação. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a obesidade também é apontada no aumento do risco de desenvolver a doença, em especial para aquelas de comportamento mais agressivo. Em contrapartida, é possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor contra o câncer de próstata.

É um exame simples e menos invasivo para identificar o câncer de próstata. São coletadas amostras de sangue para avaliar os níveis de uma enzima específica produzida pela próstata Antígeno Prostático Específico (ou, em inglês, Prostate-Specific Antigen). Se a concentração da PSA estiver alta no sangue, é um indicativo da presença do tumor maligno na próstata. Existem diferentes tipos de câncer de próstata, alguns de crescimento muito lento e outros mais agressivos. Uma vez confirmado o diagnóstico de da doença após a biópsia, o médico tem condições de caracterizar o potencial de agressividade do tumor e fazer recomendações para o tratamento com base em vários fatores, incluindo a idade do paciente e seu estado de saúde geral. Existem muitos tipos de tratamentos disponíveis e uma abordagem não serve para todos os casos. Os pacientes precisam entender a complexidade do seu caso específico e tomar decisões em conjunto com seu urologista. Muitos pacientes (e até alguns médicos) acreditam que se o valor do PSA é baixo, não há a necessidade de se fazer o exame de toque retal.

Qual o médico que realiza o exame de próstata?

O câncer de próstata é uma das doenças que podem ser detectadas em exames preventivos. Veja quais são eles!

Source: https://www.minhavida.com.br

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem