A substantivação de palavras é o processo pelo qual uma palavra que não é um substantivo é utilizada numa oração com função de substantivo. Substantivo abstrato são palavras que têm o objetivo de indicar seres que dependem de outro para existir, ou seja, seres sem existência própria.
Substantivos concretos: são aqueles que nomeiam seres que possuem existência própria, ou seja, não dependem de outros substantivos concretos nomeiam pessoas, lugares, animais, vegetais, minerais e coisas. O substantivo abstrato dá nome a sentimentos, ações, estados do ser, características e a tudo aquilo que não se pode "ver" ou "pegar" concretamente, ou seja, aquilo que não tem uma imagem concreta. Veja, no exemplo acima, que o coletivo "matilha" fez com que o enunciado fosse passado para o singular e, nesse caso, para o feminino, para concordar em gênero e número com o substantivo coletivo.
Resumindo, o substantivo abstrato é baseado em coisas que não existem materialmente falando, mas são caracterizados pelos sentimentos, ações, noções, qualidades, sensações, noções e estados.