O exame é feito com uma balança especial que informa, além do peso, o nível de água, gordura e até de músculos do indivíduo. Conheça mais sobre o que é e como o exame de bioimpedância funciona em nosso artigo: O que é exame de bioimpedância e por que você deve fazer? Responder "Faço dieta e academia e não perco peso!" - Vamos te explicar porquê. Orientações para Realizar o Exame de Bioimpedância Por ser um exame sensível à presença de água no corpo, a análise da bioimpedância deve seguir uma padronização do seu método, a fim de se minimizar os erros de mensuração. Este exame é preciso no cálculo do percentual de gordura do corpo, da massa magra e a quantidade de água corporal, fornecendo com exatidão, o conhecido IMC (Índice de Massa Corpórea).
O exame de bioimpedância é totalmente indolor e rápido, mas assim como outros exames biológicos requer algumas preparações da pessoa antes de se submeter ao teste: Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame. Como é feito o exame de Bioimpedância? Existem diferentes formas de realizar o exame de Bioimpedância, mas em todas é feita a colocação de dois pares de eletrodos posicionados nas mãos e nos pés da pessoa.
Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que o exame de bioimpedância não é invasivo e é realizado rapidamente, além de ser indolor. O teste de bioimpedância também oferece informações sobre o gasto energético obtido nos exercícios, bem como a necessidade calórica diária recomendada para cada pessoa. Como dissemos, a bioimpedância é um exame que faz uso de uma balança tecnológica para levantar alguns dados importantes do organismo, buscando uma análise completa do peso corporal do paciente. Avaliação da composição corporal através de bioimpedância , aferição da pressão arterial e avaliações nutricionais, entre outros exames. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele (subcutânea) como a gordura que está entre os órgãos (visceral).